MAPA vs. Holter: compreendendo as diferenças entre dois importantes exames médicos

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e a monitorização eletrocardiográfica (Holter) são exames valiosos na avaliação de condições cardiovasculares.

Ambos os exames são complementares e fundamentais para o diagnóstico e monitoramento de condições cardíacas e de pressão arterial, fornecendo informações cruciais para o tratamento e acompanhamento médico do cardiologista.

Tanto o Holter quanto MAPA não exigem preparo e são considerados pouco invasivos e de fácil convivência. De qualquer forma, é necessário que o paciente fique 24 horas com qualquer um dos aparelhos, para que seja possível fazer um bom registro da rotina do dia. Porém, esses exames possuem muitas diferenças entre si, como é possível ver a seguir:

  • Objetivo principal

· MAPA: mede a pressão arterial ao longo do dia e da noite, permitindo o monitoramento contínuo das variações da pressão arterial durante as atividades diárias e o sono.

· Holter: registra a atividade elétrica do coração por um período prolongado (geralmente 24 a 48 horas), identificando anormalidades cardíacas como arritmias, taquicardias ou bradicardias.

  • Indicações médicas

· MAPA: é usado para diagnóstico e monitoramento da pressão arterial em casos de hipertensão resistente, suspeita de hipertensão do jaleco branco ou da máscara e avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

· Holter: indicado para investigar episódios de tontura, desmaios, palpitações, avaliação de arritmias cardíacas e para monitorar a eficácia do tratamento para arritmias, além de auxiliar a identificar a causa de um AVC.

  • Como são realizados

· MAPA: o paciente usa um aparelho portátil que mede automaticamente a pressão arterial em intervalos regulares, geralmente a cada 15 ou 30 minutos durante o dia e a cada 30 ou 60 minutos durante a noite.

· Holter: utiliza eletrodos fixados no peito para registrar a atividade elétrica do coração. O paciente registra atividades diárias em um diário para correlacionar com as leituras do exame.

  • Orientações

· MAPA: não existe uma recomendação específica para colocação do gravador que avalia o MAPA, pois não há incisão para acoplamento. Aconselha-se apenas o uso de roupas confortáveis durante as 24 horas que o paciente estiver com o aparelho. Também é fundamental ter cuidado com o equipamento, principalmente quando o paciente fizer mudanças de posição, como deitar sobre o braço onde está o manguito ou levantar-se bruscamente para não criar resultados falsos positivos.

· Holter: a inserção dos eletrodos do Holter deve ser feita após uma orientação prévia de que o paciente já tenha tomado banho, pois não poderá molhar o equipamento durante as 24 horas que houver a medição. Também é recomendável o uso de roupas confortáveis, de preferência com abertura frontal ou botões, e a utilização de um cinto para fixação correta do aparelho de Holter.

 

  • Duração do exame

· MAPA: geralmente é realizado por 24 horas, mas em alguns casos pode se estender por até 48 horas.

· Holter: pode variar de 24 a 48 horas, dependendo da necessidade diagnóstica.

  • Benefícios e limitações

· MAPA: fornece uma visão mais abrangente da pressão arterial ao longo do tempo, mas pode ser afetado por movimentos e atividades.

· Holter: identifica irregularidades cardíacas, porém pode não capturar eventos esporádicos.

Consulta com cardiologista e exames cardíacos na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames cardíacos, como MAPA e Holter, e saber como está a saúde do seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista!

☎ Telefone: (11) 4724-8958

WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222

Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista

Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio

⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h

Tags: No tags

Leave A Comment